terça-feira, 28 de dezembro de 2010

2010














  • Todo fim de ano é sempre a mesma coisa.....lembrança de tudo que passou e esperança de um novo amanhã, e eu não diferente, sempre faço um balanço da minha vida, com a diferença de que sempre coloco as coisas ruins acima de tudo, confesso que não gosto muito de todo esse ritual de ano novo, justamente por me fazer repensar em tudo que houve....e as dores, magoas, angustias acabam sempre se sobressaindo..........Esse ano deixei de lado tudo que mais amo, que é a Arte, quase não produzi nada, não pintei e não participei de nenhuma exposição. No meio do caminho lendo a biografia de Diego Rivera, li uma frase que até parecia que eu mesma tinha escrito, onde dizia que "a Arte para ele era o elemento mais importante da sua vida, como uma funçao orgânica, que não só é útil ao homem, mas sim, que é imprescindível, como o pão, a água e o ar". ,de certo modo seja essa a minha sensação, de que uma parte de mim não viveu esse ano, quando estou em constante produção pintando e a cabeça fervendo de ideias me sinto literalmente viva.....Tudo bem que foi um dos anos em que mais me dediquei ao meu trabalho e aos estudos, mas mesmo assim parece que ficou algo em branco pra trás, então a minha principal promessa pro próximo ano é o de produzir bastante, mesmo que me falte tempo, eu preciso achar ele em algum lugar, e pintar o maximo que puder, porque é isso que move a minha vida, o meu mundo e me faz acreditar no que realmente valha a pena...............!!!!!

  • Foi o ano em que gostei muito da escola em que lecionei, encontrei pessoas verdadeiras, amigos, pessoas especiais, sentimentos adormecidos despertaram e me fizeram bem, mas em contrapartida tambem vive em um mundo de muita falsidade, inveja, egoismo e fofocas...... alias quantas fofocas.......não foi facil, mas foi muito divertido, amei meus alunos, e posso dizer que vive varios momentos felizes..........!!!!!
  • Tentei estudar e quanto mais tentava mais me sentia inútil e burra, descobri o quanto de coisas que tenho pra aprender, descobri que não sei de nada, mas é o maximo acordar pra certas coisas, conhecer um mundo que até então nem existia aos meus olhos....... é bom acordar, mesmo tendo a sensação desse despertar ter sido tarde, no fundo nada é tarde, todos tem seu tempo, alias o tempo me questionou muito esse ano, descobri, que não sou tão paciente quanto gostaria, ou até mesmo ela tenha se esgotado, me cansei de certas coisas, me senti muito sozinha mesmo estando em volta de diversas pessoas especiais.....!!!
  • Perdi uma amiga da epoca de colégio, foi muito triste pra mim, nunca tinha vivido a experiência de perder um amigo, mesmo ela estando distante e fazendo tempos que não há via, foi uma dor dificil de explicar. Ela tinha a minha idade 25 anos, morreu de infarto e já fazia tempos que passava por problemas de depressão, me lembrei que desde a epoca da escola, ela era da turma a mais depressiva mesmo, sempre infeliz com a vida, com seu corpo e com tudo que lhe cercavam. Mesmo sabendo da distância que o próprio destino separou batia a culpa de não ter feito nada, não ter ajudado a ela no momento em que podia. Mas eu sei que esse foi o destino dela, e não há nada a se fazer, o mais complicado foi entrar na sala de aula, como professora, mesmo não sendo a mesma escola, visualizava a todo momento o lugar no canto em que sentavamos, os desenhos que ela fazia no meu caderno e seu sorriso tão doce que contagiava a todos a sua volta.
  • Encontrei uma luz na minha vida que há tempos procurava, e não sabia ao certo onde procurar, e ela estava ali diante dos meus olhos e num lugar que jamais imaginava encontrar, é muito bom sentir toda proteção que tenho sentido, de saber que mesmo me sentindo só, eu não estou sozinha, que existem guias que me ajudam na minha caminhada, me guiam e me protegem contra todas as maldades da humanidade........daqui pra frente lutarei com todas as minhas garras, vou me posicionar e como sempre defender o que eu acredito, mesmo sabendo de todo preconceito do ser humano, mesmo sabendo que estarei em minoria, nunca tive medo de falar sobre minhas opniões e dessa vez não sera diferente, eu me pintarei, me cobrirei com todo esplendor de luz e não deixarei que nada nem ninguém ofenda aquilo que me faz bem.....!!!!!!
  • Posso dizer de um modo geral que vivi momentos marcantes..... como sempre Deus colocou no meu caminho pessoas especiais que levarei comigo pra sempre, dentro de mim. A caminhada não é fácil, se fosse não teria graça, como todos no mundo tive meus problemas, minhas angustias e decepções, nada que me fizesse desistir de tudo que mais valorizo, que é a minha própria vida e toda essa minha vontade de viver. Descobri o quanto a inveja, o ciúmes e as palavras tem poder, estou tentando na medida do possível ser uma pessoa melhor, e me afastar das pessoas que me fazem mal, mesmo que essas não tenha essa consciência. Quero acima de tudo ser feliz, ver as pessoas que eu amo felizes, viver a minha própria vida e deixar a minha marca, mostrar que eu passei por ali e que minha passagem não foi em vão........!!!!!!


























quarta-feira, 15 de dezembro de 2010













No dia 26 de Novembro organizei uma exposição com o trabalho dos meus alunos.....me lembrei do quanto eu havia sofrido na organização da minha exposição o ano passado, mas confesso sem sombra de duvidas que criar um evento assim em uma escola é muito mais complicado e díficil, mesmo tendo o apoio total da direção eu tive que me deparar com caras feias, pessoas que implicam com tudo, professores tendo que "trabalhar" por minha causa, a escola uma bagunça pelos alunos estarem euforicos, todos me olhando torto e eu na frente de tudo tendo que comandar uma escola inteira sozinha.....confesso que bate uma raiva de mim mesma por inventar certas coisas....eu não tenho e nunca tive a pretensão de me aparecer, "mostrar trabalho", mas eu não posso me dizer uma professora de Artes e não incentivar os alunos, esse é mais do que meu dever....não posso deixar que eles criem grandes obras pra deixarem jogados em casa.........eu sei que talvez tenha errado em certos momentos, mas não da pra ser perfeito, ninguém é..... fico me questionando por que as pessoas se incomodam tanto com o trabalho das outras? se seria bem mais fácil fazer o seu próprio trabalho.........Mas no final de tudo acaba dando certo, foi gratificante ver os alunos empolgados, felizes, todos participando com garra e muita força de vontade, e no final ainda ouvir da própria boca deles o agradecimento pelo meu trabalho, e eles mesmo me dizendo quanta diferença havia feito.....é o que realmente vale a pena, saber que de certo modo eu mostrei algo diferente, eu fiz a diferença e que pelo menos alguns irão sair da escola com uma outra visão de mundo, de vida, e principalmente sabendo que são capazes de muitas coisas.......amei meus alunos esse ano, sentirei saudade deles..........A direção também gostou bastante do trabalho dizendo nunca ter tido algo parecido na escola e ainda me pedindo pra voltar a dar aulas novamente no próximo ano.......Fiquei chateado com muitas coisas, me decepcionei com pessoas que não esperava......mas a vida é assim, eu nunca tive medo de colocar a minha cara pra bater, e quando a gente faz isso, tem que estar preparada pra tudo que possa vir pela frente......agradeço a Deus pelas pessoas que colocou na minha vida que me apoiam e me ajudam nessa caminhada, e agradeço tambem aos que me criticam, é justamente deles que vem toda essa vontade de vencer e mostrar quem eu realmente sou.............."filha de Iansa, Guerreira da Luz"

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Prazer..........


- Deusa da espada de fogo, Dona das paixões, Rainha dos raios, dos ciclones, furacões, tufões, vendavais, guerreira e poderosa.
É a lava vulcânica destruidora. Ela é o fogo, o incêndio, a devastação pelas chamas, está presente no ato simples de acendermos uma lâmpada ou uma vela. Ela é o choque elétrico, a energia que gera o funcionamento de rádios, televisões, máquinas e outros aparelhos, a energia viva, pulsante, vibrante. É a eletricidade.
É o ciúmes doentio, a inveja suave, o fascínio enlouquecido. É a paixão, propriamente dita.
É a disputa pelo ser amado. É a falta de medo das conseqüências de um ato impensado, no campo amoroso. É até mesmo a vontade de trair, de amar livremente, o amor forte, violento.



É simplesmente o poder contido em suas próprias mãos...........

domingo, 17 de outubro de 2010

O Tempo.........













O tempo tem mecausado diversos questionamentos...... o tempo me assusta, me amedronta, me alegra, me acalma......talvez a calma se contradiga com quem tem sede de vida......mas por vezes consigo me estabelecer com ela em harmonia.
O tempo que me embriaga de satisfação é o mesmo que me acorda para o que até então permanecia inerte, e me faça entristecer, o tempo presente não é mais o que passou e ele existe para mostrar o que realmente valha a pena, mas as marcas do tempo não deixam de existir, me pergunto quanto tempo mais resta, se talvez será eterno ou se terá um fim.
O tempo que traz a doçura de um dia, traz também as dores passadas, o tempo não apaga as marcas, mas faz acordar para um novo renascer, uma nova etapa, uma nova vida, mesmo com a presença do ontem.
O tempo que destrói também sabe reconstruir, mudar, enrijecer....o tempo não é mais o mesmo e nem nunca vai ser, as lembranças servem para se querer mais.
O tempo que liberta é o mesmo tempo que escraviza em tempos vindouros, é o mesmo que aprisiona e que nos consome.
O pior pecado que se pode cometer é de deixar esse tempo ir embora, olhar pra trás e ver que ele estava ali na palma de nossas mãos e não fizemos nada com ele, deixamos voar como se fosse um pássaro livre, mas ele não é, ele é nosso, de nosso direito é mais do que dever, prendê-lo, possui-lo, tomar posse literalmente sem deixar que ninguém o tire da gente, ele é único. Matar o tempo é matar a si mesmo.

terça-feira, 28 de setembro de 2010










Visitei a 29ª Bienal de Arte com meus aluninhos da 7ª série, não da pra negar que foi extressante e por conta de ter que cuidar das crianças acabei não visualizando nenhuma obra direito. Mas talvez um dos grandes problemas foram sem sombra de dúvidas a falta de informação e conhecimento dos educadores que lá estavam.
Quanto a organização estava excelente, porém, os instrutores não estavam literalmente preparados para fornecer as instruções sobre as obras e além da falta de instruções totalmente perdidos e inseguros perante aquelas crianças. Questionei-me o tempo todo de que adiante carregar o diploma da melhor faculdade, ter todos os conhecimentos, se prática, o contato, a vivência, experiência lhe faltam, eu não digo da simples experiência de monitor de museu, digo do contato direto com a criança, do dia a dia, da prática de muitas vezes entrar em uma sala de aula com a cabeça erguida sem deixar transparecer o medo e a insegurança por trás.
Não tenho a pretensão de passar os resto da minha vida dando aulas no Estado, mas tenho muita convicção de que fiz a escolha certo, da importância de tal experiência não só pra minha vida profissional mas quanto pessoal também.
Com todo respeito, acredito que um dos momentos mais marcantes da visita, foi ver "meus" aluninhos da 7ª série do Estado, desbancando estudantes da Belas Artes, Usp....etc, através de questões bem elaboradas e criativas, que ficaram totalmente sem respostas.
Tenho a pretensão de voltar para uma visita mais sossegada, quem sabe da próxima vez minha visão mude, ninguém sabe, estamos em constantes mutações, mas agora, eu apenas lamento e fico feliz de ter feito a escolha certa, não me importa o tamanho do meu diploma no meu currículo, ele é só mais um papel que a sociedade impõe, e que a minoria da população consegue ter acesso....."Foda-se as regras da sociedade o que mais me interessa e o que eu carrego dentro de mim"

domingo, 19 de setembro de 2010





Tem dias que me enraivesso comigo mesma, simplesmente por querer fazer o bem, e esquecer da minha própria essência, não existe nada que me abale mais do que esquecer de mim mesma.....não, não é questão de egoísmo, em certos momentos chega a ser questão de "idiotice", estou sempre disposta a ajudar e a fazer o bem desde que não me prejudique.....eu procuro sim, me colocar em primeiro lugar........As vezes sinto a velhice chegando, pois em certos momentos não estou mais conseguindo encontrar meu botãozinho do "foda-se", que há tempos atrás utilizava como válvula de escape, tenho me irritado com mais freqüência as situações totalmente inconvenientes, não consigo mais encara-las como antes, levando em consideração as experiências e histórias pra contar.......os erros têm me cansado, quero encontrar a vitória e o que seja certo.....!!!!!

quarta-feira, 1 de setembro de 2010


Renata Sincratica
Óleo s/ tela 50x70

A destruição que cala os corações, tudo se esvaindo entre escombros e decepções. Tudo acaba, se destrói, dissipando na mais pura angústia. A luta adormece se cansando do seu papel. Mas o brilho e a cor ainda existem em algum lugar à espera da salvação. Amigos, fé e esperança aparecem no caminho e a luz vence a escuridão, não há dor nem alegria que durem pra sempre, a atenção as forças que estão ao redor, o vento que é muito mais forte do que se imagina e a fé que existe nos corações de todos foram os essenciais.

domingo, 25 de julho de 2010



Por que quando criamos várias expectativas tudo acaba dando errado?......as meninas estão completamente iradas comigo e o pior com toda razão, toda balada que eu levo elas acaba sendo uma grande furada......rsrsrsr......faze o quê?.......mas dessa vez acho que foi pior, porque além de fazer a gente ficar rodando igual umas loucas sem achar o lugar, quando finalmente achamos o lugar era chato.....to achando que vou ter que começar a sair sozinha....assim não corro o risco de acabar a noite com ninguém falando no meu ouvido......rsrsr.....to brincando eu sei que elas ficaram bravas mas não foi motivo de brigas e nem de acabar com a noite....de certa forma elas foram compreensivas e a gente como sempre tentou se divertir mesmo estando as quatro dentro do carro.......apenas rodando por São Paulo......e conseguindo inclusive pagar diversos micos que é o de praxe....como a Lila se fazendo de prima da Sil e eu loca acreditando.....a Sil desesperada por não conhecer o caminho e passando o farol vermelho na frente de carro.......a Patricia igual uma louca gritando com a porta aberta e a criança aqui pedindo informação sem saber pra onde estava indo.....foi cruel.......!!!!!!