![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjD_h8mkyvHOv8Y2v4QeAZB5In7LfU9GmZ64tE4QeK8NyP91bMNedB27_IoYteBdRLGFYAzHxUimCj4Go8opGq2ThKqv0-cTA1VyX7z9xZNiNbzTMxFmDcdSvETvwTo4LSTsCa_qnPizdk/s320/marvels2.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgs39BXneki_AiBbwCWyAyNZVQac1qBnIcdbPf6hUdIFl3ncLQ3xdLtbyTOMkjunrKpAEGM_44goT-9xyDKQ0yD1CSjqJa9ndICn4h7fUYMpXguk4D_6zeguqwDFNR7WxyIqCSxdccWVUY/s320/OgAAAODa3xsEnJKJfNzfzQNJkKtIepC73eUneT-AmLTkeyKZCa9_-wsIAimuZihMDNBSOxONJuN7DFYge7aC7fkAJ3gAm1T1ULJrWfLHRv9HoSxrAt5vhX9r606f.jpg)
No final de 2008 apresentei na faculdade meu tcc sobre "A fruição nas histórias em quadrinhos", a ideia era mostrar a possibilidade de diferentes interpretações e pontos de vistas tendo como base a literatura das HQ's, partimos da leitura da revista Marvels, lida por diferentes pessoas e em situações diversas......Hoje fazendo minha pós-graduação em história, tive que fazer uma resenha sobre determinado livro, autor, filme, etc.....não me contendo li a edição de Marvels novamente e pude notar que minha visão perante a história mudou em relação ao que havia assimilado em 2008, isso por motivos diversos, pois hoje tenho outros modos de ver determinadas coisas que há dois anos não tinha, é bom ver que estamos em crescente evolução, que cada passo é diferente do outro e que a vida é uma grande e verdadeira aprendizagem.
Marvels: " O mundo das Maravilhas"
Marvels é uma série norte-americana dividida em quatro partes, tendo como roteirista Kurt Busiek e a arte de Alex Ross. A história se diferencia das demais tramas por mostrar o universo dos principais personagens da Marvel, através da perspectiva de pessoas comuns.
Phil Sheldon, foto jornalista, aparece como personagem principal, tirando esse papel que até então era visto entre os super-heróis. Sheldon retrata sua visão das criaturas, chamadas por ele de "maravilhas" e registra o olhar da sociedade que segundo ele, não passam de uma platéia perante as aparições.
Passando entre as décadas de 1930 a 1970, a HQ se contextualiza com fatos históricos, como a Segunda Guerra Mundial, o Nazismo de Hitler, a evolução tecnológica, a cultura americana de décadas passadas, e até mesmo a forte influência que a mídia e a imprensa causavam na população, discriminando os Mutantes por serem seres anormais e enaltecendo o Capitão América, o super-herói que salvaria a humanidade, "os seres da america".
A mini série foi lançada em 1995, pela editora Abril, nos moldes da original, separada por quatro edições. Em 2001 a editora Pandora Books lançou o volume zero e em 2004, em comemoração aos dez anos da obra, a Panini Comics lançou a versão encadernada, contendo toda a mini série, incluindo extras que mostram o processo de criação dos artistas.
Marvels se destaca por apresentar uma literatura inquestionável de Kurt Busiek, um dos criadores da Liga da Justiça e principalmente pela fabulosa ilustração de Alex Ross, que através de suas pinturas hiper-realistas, transporta o leitor para o mundo da história, possibilitando a sensação de vivencia entre os personagens.
Vale ressaltar, que até os leitores que não se identificam com o mundo dos quadrinhos e não tenham o hábito da leitura de HQ's, seja capaz de apreciar tal obra, justamente pelo fato de não focar na ideia de conflito entre o vilão e o super-herói. É interessante ver, pelos olhos de uma pessoa comum as diversas reações perante aquelas grandes batalhas e o preconceito contra os seres tidos como anormais. A sensação que nos remete é a de que aqueles seres super-heróis existem mesmo, transportando-nos para o mundo das Maravilhas.